A Dermapen é uma caneta elétrica que se utiliza para fazer sessões de microagulhamento. Ela possui registro na ANVISA. Apesar da semelhança com o dermaroller, existem algumas particularidades que podem ser vantajosas no uso do Dermapen. Ambos os sistemas de microagulhamento podem ser feitos em todos os tipos de pele.
As indicações para seu uso são as mesmas do dermaroller, sendo elas:
➤ Síntese de produção de colágeno e elastina (indução percutânea de colágeno);
➤ Aumento da permeabilidade de ativos específicos na pele (drug delivery system);
➤ Tratamento de rugas e linhas de expressão;
➤ Manchas de pele;
➤ Cicatrizes de acne;
➤ Estrias;
➤ Alopécia masculina e feminina;
➤ Melhora da textura e aparência da pele;
➤ Tratamento para polos dilatados;
➤ Renovação celular.
Através da função de drug delivery, é possível inserir diversos ativos de acordo com o objetivo do tratamento, podendo ser eles: vitamina a e c, ácido hialurônico, fatores de crescimento de colágeno, fatores de crescimento capilar, ativos clareadores, ativos rejuvenescedores, entre outros.
O Dermapen é uma caneta universal, ou seja, não é descartável, onde é colocado em sua extremidade um jogo de agulhas, que essas sim são descartáveis e devem ser trocadas de paciente para paciente.
A caneta tem um sistema que faz com que essas agulhas se movimentem para cima e para baixo enquanto o terapeuta movimenta a caneta pela face do paciente; a caneta fica a 90° em relação à pele e o movimento é de arrasto e não de rolamento, como é o caso do dermaroller.
Como as agulhas são inseridas verticalmente, o processo de cicatrização é mais rápido e o desconforto se torna menor, em comparação com o dermaroller. Em contrapartida, o dermaroller consegue alcançar áreas muito maiores pelo número de agulhas dispostas no roller (até 540), tendo o dermapen a capacidade para acoplar de 12 a 36 agulhas apenas.
Quanto ao tamanho das agulhas e profundidade que elas alcançam, a caneta permite que seja alterado a qualquer momento durante a aplicação, regulando do mais superficial (0,5mm) ao mais profundo (2,5mm). Isso significa que, em uma mesma sessão, é possível atingir regiões mais profundas ou mais superficiais sem ter que trocar as agulhas ou sem ter que utilizar um roller novo, de acordo com a necessidade de cada região.
Depois da aplicação, a região fica avermelhada, com aquecimento e leve edema por até 3 dias, devido ao processo inflamatório gerado. Também pode ocorrer descamação, porém a região não ficará com aspecto de machucada.
Após a finalização, o jogo de agulhas deve ser descartado em local adequado. Não se deve guardar para uma próxima sessão, mesmo que seja no mesmo paciente, nem utilizar a mesma agulha em um paciente diferente.
Podem ser realizadas mais de uma sessão, respeitando o intervalo mínimo para cada objetivo. Após o procedimento, é possível retornar às atividades de rotina, porém é muito importante ter uma proteção adequada da pele, evitando exposição ao sol e aplicar filtro solar.
Confira o vídeo abaixo:
Confira também este vídeo:
Deixar um comentário